Tradutor

domingo, 15 de julho de 2012

OS BENEFÍCIOS DO SOL PARA A SAÚDE




Oi pessoal!!!!!
Estes dias atrás encontrei uma reportagem que saiu na revista Veja de janeiro de 2008, sobre os benefícios do sol e resolvi dividir um pouco com vocês.
Nas última décadas, o sol tem sido um grande vilão para a pele, causador de envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele. O protetor solar é nosso grande aliado no dia-a-dia.
Porém existem inúmeras pesquisas médicas que indicam que o sol transforma substancias presentes sob nossa pele em vitamina D, que é responsável por várias funções do nosso organismo:

OSSOS: A vitamina D aumenta a absorção de cálcio pelos ossos.

SISTEMA IMUNOLÓGICO: A exposição ao sol ajuda fortalecer o sistema imunológico. Com células de defesa mais vigorosas, o risco de infecção diminui.

PÂNCREAS: Níveis adequado de vitamina D reduz o risco de diabetes tipo 2 ajudando as células do pâncreas liberar insulina, hormônio regulador das taxas de açúcar no sangue.

CÉREBRO: O sol tem ação antidepressiva. A vitamina D aumenta a liberação de endorfinas, que é um dos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e euforia.

PRÓSTATA, MAMA, PULMÃO E INTESTINO: A vitamina D é essencial no processo de multiplicação celular. Sua falta está associada a aumento do risco de câncer, sobretudo de próstata, pulmão e intestino.

RINS: A vitamina D está envolvida na síntese de renina, hormônio de controle da pressão arterial.

Os médicos envolvidos na pesquisa indicam que para chegar a quantidade adequada de vitamina D, basta expor as pernas ou os braços ao sol, duas vezes por semana de cinco a trinta minutos, conforme o tipo de pele. Estes banhos de sol devem ser feitos sem o uso de protetor solar.

É pessoal, as nossas avós estavam certas quando diziam que banhos de sol são uma benção para a saúde!!!!!

MAS NÃO ESQUEÇAM NO DIA-A-DIA PROTETOR SOLAR, mesmo em dias nublados.

Abraços.



Fonte: Revista Veja Janeiro/2008 Editora Abril






Nenhum comentário:

Postar um comentário