Tradutor

domingo, 3 de fevereiro de 2013

O CICLO DO CABELO


Olá pessoal!

Vocês sabiam que durante nossa vida o cabelo passa por determinados ciclos?
Vejam só!

O primeiro ano: A formação do cabelo dá-se pela 9ª semana de gestação. Até completar um ano de vida a criança tem os cabelos finos e claros.

Até os 10 anos: Nesta fase os cabelos ainda não sofrem a influência dos hormônios. Como a estrutura capilar ainda não se completou, é proibido pintar ou alisar os cabelos.

Dos 11 aos 20 anos: Os hormônios estão a todo vapor. Por isso algumas adolescentes notam fortes  mudanças na cabeleira, que pode ficar mais armada ou  ainda mais oleosa.

Dos 20 aos 50 anos: O acúmulo de agressões como o Sol ou químicas deixa-os finos e as cutículas dos fios ficam danificadas. Há uma diminuição do volume.

Na gravidez: Graças aos hormônios liberados na gestação, os cabelos ficam mais bonitos. Algumas mulheres sofrem alterações bruscas nos fios: de crespo para liso e vice versa.

Na menopausa: Os hormônios femininos diminuem e os masculinos prevalecem. Resultado: afinamento dos fios e volume menor. Os cabelos brancos começam a se destacar.

Após os 60 anos: A renovação das celulas diminui: O couro cabeludo passa a ter a metade da espessura que tinha aos vinte anos. Os brancos são maioria e o volume diminui bastante.

Quantidades médias:
Ruivas tem de 90 mil a 100 mil fios  de cabelos
Morenas de 100 mil a 130 mil fios de cabelos
Loiras: de 130 mil a 150 mil fios de cabelos

Crescimento: normalmente uma pessoa produz 1,3 cm de cabelo por mês. Em um ano, isso equivale a 16 cm em média.

A FABRICAÇÃO DO CABELO : Um único fio de cabelo fica na cabeça por seis anos em média. Nesse tempo ele nasce, cresce, fica em repouso e cai.

 O fio se desenvolve na derme, camada interna da pele, dentro do folículo piloso, onde  as células se multiplicam para fazer o cabelo crescer, num período que dura de dois a cinco anos.

Depois da fase do crescimento a raiz se rompe, o fio fica em repouso por dois ou três meses e cai, para logo em seguida começar a nascer de novo.

 Para se ter uma idéia, cai de 50 a 100 fios de cabelo por dia de qualquer pessoa.

 Durante a vida este ciclo repete-se por 20 vezes, aproximadamente.


Abraços!!!
Fonte: Este artigo eu copiei de uma revista feminina, há muitos anos e não me lembro o nome da tal revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário