Tradutor

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

COMO COZINHAR MACARRÃO PERFEITO



Muitas pessoas me falam que o macarrão só fica soltinho se colocar óleo na água do cozimento e/ou lavar com água fria logo após escorrê-lo. A água fria é choque térmico e só serve para parar o cozimento da massa.

Bem eu digo que não precisa nada disso e vou contar pra vocês como meu macarrão fica perfeito.
Primeiro escolha uma massa de qualidade. Eu disse de qualidade e não preço, pois compro sempre as marcas que conheço e estão mais baratas.

Antes de qualquer coisa planejo e preparo o molho que vou servir com a massa.

Aí sim começo o ritual de cozimento da massa.

Para cada 100g de macarrão use um litro de água para cozinhá-lo, ou seja para um pacote de 500g de massa use 5 litros de água. Isto é muito importante, tem que ser seguido.

Coloque a água no fogo e, quando estiver no ponto máximo de fervura coloque o sal à gosto.

Agora é que é a parte da dica que não deixa o macarrão grudar: Com a água fervendo coloque o macarrão de uma vez e ao mesmo tempo MEXA SEM PARAR por pelo menos uns três minutos. Depois pode abaixar o fogo e mexer de vez em quando.
A água deve estar super fervendo

O ponto da massa: cada pessoa tem uma preferência, mas a maioria gosta de "al dente".  Isto depende de cada tipo de massa. Eu testo meu macarrão retirando um pequeno pedaço de massa e dando uma mordida pra saber o ponto que gosto. Nunca sigo as instruções de tempo do fabricante, pois dependendo do clima, armazenamento... a massa pode ficar mais seca ou mais úmida.
Escorra a água com muito cuidado

Escorra o macarrão. Aí sim se preferir pode adicionar um fio de óleo, ou manteiga, ou azeite ou servir imediatamente com seu molho preferido.
Olha que beleza de macarrão

Façam o teste e comprovem!!!

Atenção: imagens meramente ilustrativas, não são de minha autoria. Todas retiradas da net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário